Fonema

08/05/2012 11:55

FONEMA:

Conceito: Numa definição simples, são os sons que usamos para falar.Explicando em miúdos, são as unidades sonoras mínimas que entram na formação das palavras e nos permitem estabelecer diferenças entre elas.

Anote aí!

Utilizamos sons na lingua  falada e letras na lingua escrita. Fonema é som. Letra é o sinal gráfico que representa esse som.

O ideal seria se cada fonema correspondesse a uma só letra, e vice-versa, mas não é bem assim.

A razão disso está no sistema ortográfico, muito preso á origem das palavras. Por isso, escrevemos Exame,  em vez de Ezame.

Exemplos para comparar.

 

 

 

Palavra

Fonema

Representação (letras)

Mato

M

Rato

R

Pato

P

reSolveu

S

eXaminar

X

diZia

Z

meXeu

chê

X

 

A respeito de alguns itens da tabela, perceba que:

  1. Rato tem o fonema rê como representação gráfica da letra “r”. Isso acontece, porque nem sempre há uma correspodência entre o nome da letra e o seu som (fonema):

Ex.: Fonema FÊ                Letra efe (F)

      Fonema RÊ                 Letra erre (R)

     Fonema LÊ                 Letra ele (L)

 

Fique Ligado!

Pronunciamos o fonema f como fê, pois EFE é a pronúncia da letra f, não do fonema.

Pronunciamos o fonema L como lê, pois ELE é a pronúncia da letra L, não do fonema.

Pronunciamos o fonema M como mê, pois EME é a pronúncia da letra M, não do fonema.

  1. Em passa, cores, exposição e suceder temos o fonema S representando graficamente pelas letras SS,s, x e c, respectivamente. Isso ocorre em muitas outras palavras também.
  2. Temos o grupo nh, como em minha. Essas duas letrinhas juntas representam um únici som. Por isso, há ai um único fonema (nhê).Recebem o nome de dígrafos e vamos falar deles daqui a pouco.
  3. Existem letras que representam mais de um fonema, como é o caso de táxi, que pronunciamos táksi. Outros exemplos: Fixo (ficso), tórax (tóracs) etc.
  4. Algumas letras não representam fonemas, ou seja, não tem som, como em: Hotel, hospede, Hospedaria, Herança, Hereditário, Humilde etc.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS FONEMAS

Os fonemas da língua portuguesa se classificam em:

 

a)Vogais: São fonemas sonoros que alcançam o exterior sem fazer ruídos, pois não encontram obstáculos ao longo do tubo bucal. As vogais são: a,e,i,o,u.

 

b)Semivogais: São os fonemas /i/ ou /u/ átonos (fracos) que se unem a uma vogal para formar sílaba. Ex.: água, áureo, autêntico, cárie, coisa etc.

 

c)Consoantes: São os fonemas que chegam ao exterior com ruídos, pois encontram obstáculos ao longo do tubo bucal. As consoantes são: b,c,d,f,g,h,j,k,l,m,n,p,q,r,s,t,v,w,x,y,z.

 

Preste atenção!

Já viu palavras formadas por apenas consoantes?Já?Então a língua não era a nossa.Em português, a vogal é o elemento básico e indispensável para a formação da sílaba. Sempre haverá pelo menos uma em qualquer palavra.

Voltar